Buscar

Deputado participa de entrega de dessalinizadores de água no sertão



O deputado estadual Francisco Gualberto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, participou na última quarta-feira, 17, de uma solenidade no povoado Serra da Guia, em Poço Redondo, referente ao programa Água Doce, do Governo do Estado. Na ocasião foram entregues dessalinizadores de água. Além disso, técnicos e membros de comunidades beneficiadas pelo programa foram certificados para operacionalização dos dessalinizadores de água.

“É uma iniciativa de valor, que tem levado água potável para aquelas comunidades que não têm acesso”, elogiou o deputado Francisco Gualberto, destacando o papel social do programa. Na terça-feira, Gualberto havia ocupado a tribuna na Assembleia Legislativa para passar aos colegas informações sobre o programa e elogiar o investimento do governo em dessalinizadores de água.

“É um avanço muito grande, pois através da Deso várias localidades ainda não são alcançadas com água potável. Isso por uma série de fatores”, afirmou Gualberto, lembrando que nos últimos cinco anos o sertanejo vem enfrentando uma seca persistente em Sergipe. “Mesmo assim não houve a necessidade de mutirões como havia no passado. A seca persiste, mas por conta dos programas de segurança alimentar do governo Dilma o sertanejo não virou mendigo. E esse programa de dessalinizadores de água vem complementar a segurança alimentar”, disse o deputado.

A capacitação dos operadores também contou com a participação de representantes dos povoados de Areias, Serra da Guia, Caiçara, Assentamento 12 de Março, Mandacaru I e Lagoa do Roçado, que pertencem aos municípios de Poço Redondo, Canindé de São Francisco e Monte Alegre.

Além da aprendizagem teórica os participantes executaram momentos de prática, onde foram orientados sobre os procedimentos necessários para o uso adequado do equipamento. “Cada dessalinizador possui dois operadores. Além deles, membros das comunidades foram indicados para também serem capacitados. A partir disso a gente espera aumentar o sentimento de pertencimento e assegurar a sustentabilidade do sistema”, explicou o diretor-executivo da empresa EDS Sustenergy, David Cerqueira.

Os dessalinizadores captam água do poço e fazem o processo de dessalinização, tornando-a potável. Do poço é bombeada para os reservatórios de água doce, onde recebe cloro e torna-se própria para o consumo. Nas comunidades, o sistema funcionará da segunda o sábado, no período de quatro horas seguidas.

O Programa Água Doce é uma iniciativa do Governo Federal, que conta com a parceria do Governo do Estado de Sergipe, para a implantação, recuperação e o fornecimento de água de qualidade para um quarto da população rural do semiárido a partir da dessalinização das águas salobras e salinas.

Ao todo, serão 33 comunidades beneficiadas com o sistema de dessalinização, sendo 25 na primeira etapa e oito na segunda. Além de Poço Redondo, os municípios de Monte Alegre, Tobias Barreto, Simão Dias, Canindé de São Francisco, Poço Verde e Carira também foram contemplados. A segunda etapa de capacitação incluirá as comunidades beneficiadas dos municípios de Tobias Barreto, Simão Dias e Carira.

“Esse é, sem dúvidas, um programa que tem olhar especial para o Alto Sertão. Não somente levamos água potável, mas levaremos qualidade de vida para todas as comunidades envolvidas”, enfatizou o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Olivier Chagas.


2019 Todos os direitos reservados. Equipe de comunicação de Francisco Gualberto